12 julho 2008

Bastonário rejeita contenção

Marinho Pinto está a reagir como um animal acossado.
É o instinto da sobrevivência a funcionar...
Leio no «Correio da Manhã»:


11 Julho 2008 - 15h00

Justiça: Bastonário dos advogados ignora apelos de contenção
António Marinho Pinto compara juízes à PIDE:
"Não é nas leis que está o problema da Justiça, mas nos magistrados."
As palavras são do bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, que, na quarta-feira à noite, em Leiria, voltou a atacar os magistrados, comparando-os mesmo aos agentes da antiga PIDE/DGS.
"Passa-se com alguns magistrados o mesmo que se passava com os agentes da PIDE: sabem que ninguém os respeita mas são temidos", afirmou o advogado de Coimbra durante um jantar-conferência sobre a ‘Crise da Justiça’.
Apesar dos apelos à contenção, por parte do próprio Conselho Superior da Ordem dos Advogados, no parecer que arquivou um processo disciplinar, e do corte de relações institucionais por parte dos juízes com o bastonário, Marinho reiterou os duros ataques aos magistrados, afirmando ainda que "o sindicalismo na magistratura é uma aberração. Apenas procura mais dinheiro, menos trabalho e mais poder".
As declarações do bastonário mereceram uma reacção do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que considerou que "as atitudes do dr. Marinho são um problema que cabe à Ordem dos Advogados resolver, a bem do prestígio da própria advocacia".
O CM tentou também obter um comentário de Noronha Nascimento, presidente do Conselho Superior da Magistratura, o que não foi possível até ao fecho da edição. Já nos blogues jurídicos, na internet, as palavras de Marinho provocaram uma chuva de críticas.

CARTAS ABERTAS PARA PEDIR ELEIÇÕES

O clima de ‘guerra’ aberto pelos sucessivos ataques de Marinho Pinto aos juízes é um dos motivos que mais críticas tem gerado entre os advogados. Numa das muitas cartas que têm sido enviadas aos órgãos da Ordem, o advogado Sousa Macedo, com quase 50 anos de profissão, afirma que "nunca, como hoje, a Ordem e o seu bastonário se apresentaram como parte dos problemas", sugerindo a convocação de um congresso extraordinário. Ideia semelhante foi lançada por um advogado do conselho distrital de Coimbra, noutra carta a que o CM teve acesso, que apela à aprovação de uma moção para convocação de eleições antecipadas, o que seria inédito na história da Ordem dos Advogados, apenas sete meses depois de Marinho ter sido eleito bastonário.

O QUE FOI DITO

Não é nas leis que está o problema da Administração da Justiça, mas nos magistrados. Um bom magistrado faz boa Justiça mesmo com más leis.
O sindicalismo na magistratura é uma aberração. Apenas procura mais dinheiro, menos trabalho e mais poder. É uma das causas para a degradação do sistema judicial.
Passa-se com alguns magistrados o mesmo que se passava com os agentes da PIDE: sabem que ninguém os respeita, mas são temidos.
Nos tribunais está tudo organizado de acordo com os interesses de quem lá trabalha.
(...)
Muito interessante é ler os comentários dos leitores, que reproduzo na integra e sem correcção de grafia:
12 Julho 2008 - 13h15
lcm almanha
parabens DR:MARINHO PINTO,Portugal precisa de DOUTORES como o SENHOR,assim tenho orgulho da ser portugues, mas com essa cambada de tachos oportunistas no poder tenho vergonha de ser portugues,e medo de viver em portugal dos pequeninos.Vivo no estrangeiro a 30 anos,e nao tenho saudades de portugal.

12 Julho 2008 - 12h36
Hugo Martins
O Sr. Bastonário apenas disse verdades e das Grandes. Deveria ter dito ainda mais, relativamente ao poder Judicial que é isto: Os Senhores Procuradores e os Srs. Juízes actuam como uns DEUSES na Terra e afinal até o são. Isto está assim porque eles o permitem. Força Sr. Bastonário, não se deixe intimidar, o POVO está consigo, estamos fartos deste PODER JUDICIAL, Arogante, prepotente

12 Julho 2008 - 09h06
BOKAS
É destes que eu gosto; sem papas na lingua! Parabéns Dr.! Abra mais o livro para se ficar a saber a podridão que paira cá em Portugal.

11 Julho 2008 - 20h36
M. Santos
É impossível haver quem seja mais claro e verdadeiro em Portugal. Se os Deputados da Assembleia da República que ali recebem um alto vencimento tivessem a coragem deste Senhor a nossa "democracia" estava a ser de facto uma Democracia. Força Senhor Doutor! Que a voz não lhe doa, e o visados não o silenciem...

11 Julho 2008 - 20h27
j.silva
Parabens pela coragem de diser as verdades , parabens pela frontalidade , já éra tempo de aparecer alguem com coragem de diser o que os portugueses sabem , pensam e sentem .Parabens doutor Antonio Marinho Pinto e obrigado

11 Julho 2008 - 19h20
Alves
Até que emfim aparceu aguém para denunciar o que toda a gente sabe, é pena viver num Mundo só de cobardes.

11 Julho 2008 - 18h57
Sara
Senhor Bastonário, Votei em si, e se fosse hoje voltaria a votar. Tenho orgulho no Senhor. Não se deixe calar!

11 Julho 2008 - 18h55
marcos fernandes
de-lhes,mais,sr, bastonario!... só tenho pena que não haja mais pessoas a fazer o mesmo!...

11 Julho 2008 - 18h53
A. Pereira
FORÇA, os portugueses estão consigo. Você denunciou o que ninguém teve t. para tal. E reparem se o desmentem! Claro que não! Porque só disse verdades. Os que fazem as suas próprias leis tenham vergonha de serem portugueses desprezíveis e de usarem os poderes que têm para abusar e desgraçar ainda mais este pobre país. Um dia espero que a divina justiça vos dê o que merecem. Conseguem dormir em páz?

11 Julho 2008 - 18h51
afonso
Os juizes e magistrados sendo um orgão de sobrania não podem ser sindicalizados isto é ridiculo

Sem comentários: