30 setembro 2010

A placa do deputado

Lê-se no Diário de Viseu:

O deputado Paulo Barradas, eleito nas listas do PS no círculo de Viseu, decidiu retirar uma placa que indicava o local onde tem um escritório, depois de fotografias da mesma terem gerado polémica nas redes sociais da Internet.
Com o objectivo de permitir um melhor atendimento às pessoas que com ele pretendiam falar, Paulo Barradas arranjou instalações num edifício situado numa das principais artérias da cidade de Lamego, onde o deputado reside, e colocou uma placa onde se podia ler Paulo Barradas – Deputado – Partido Socialista.
De acordo com declarações do deputado ao nosso Jornal, apenas pretendia indicar a localização do gabinete onde atende os eleitores, criando assim um espaço de diálogo com os eleitores. “A placa era pouco maior que o painel das campainhas e não tinha como objectivo qualquer tipo de ostentação”, garante Paulo Barradas, que diz não entender todo o mediatismo que a placa teve. “À partida deveria merecer um acolhimento favorável por parte das pessoas, já que a abertura do espaço é uma atitude que tem paralelo em parlamentos de outros países”, sublinha.
No entanto, ficou surpreendido com a forma negativa como a questão foi tratada. “Recebi imensas mensagens electrónicas às quais respondi. Expliquei qual o objectivo pretendido, e recebi em troca ‘mails’ de incentivo”, conta, considerando que “a democracia portuguesa ainda tem muito para andar e tenho a obrigação de também contribuir para isso”. A placa foi trocada por outra, desta vez apenas com o nome do deputado, e o espaço é para se manter aberto. “Mudei a placa para preservar o meu partido e para fazer também um pouco de pedagogia. O gabinete manter-se-á incólume de modo a poder continuar a receber as pessoas para trocas de ideias”, garante.
Contactado pelo nosso Jornal, o colega de bancada, Acácio Pinto, lamenta as críticas sem fundamento ao deputado lamecense e considera que a abertura do espaço por Paulo Barradas “é um acto que só o enobrece, porque os deputados devem manter a ligação com o eleitorado”. “Os deputados têm um espaço para atendimento que é o governo civil, onde é disponibilizada uma sala, mas nem todos os concelhos têm governo civil”, sublinha Acácio Pinto, acrescentando que o gabinete, que Paulo Barradas arrendou em Lamego, é pago do seu bolso e está ao serviço dos cidadãos.

Não há mal nenhum em que o Sr. Deputado tenha colocado a placa na porta do seu gabinete.
Entendo até que todos os deputados  - ou mesmo todos os políticos – deveriam colocar placas idênticas nos seus gabinetes particulares.
Mais: parece-me até que deveria ser obrigatória a afixação das ditas nos lugares em que os deputados, autarcas, administradores de empresas públicas recebem as suas clientelas.
Grave seria se este senhor deputado fosse também advogado...

4 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe Sr. deputado, mas este acto eu e, a clara maioria dos cidadãos, apenas a vê como "vaidade" de V. Exa. Deputados e afins nao servem rigorosamente para nada, a nao ser "comer" dinheiro ao país. São inuteis nesta sociedade... Se quiserem mostrar o contrario, abdiquem de todos os v/ direitos e inclusive promovam uma clara reduçao salarial. Entao sim "Paulo Barradas deputado Partido Socialista" com todo o orgulho.

Anónimo disse...

Confesso interrogar-me acerca do porque de tanto alarido em torno de uma placa que, na minha modesta opiniao, e meramente indicativa.
Direi, alias, que tal escrito respeita na integra o normativo que passo a transcrever:

"O advogado pode divulgar a sua actividade profissional de forma objectiva, verdadeira e digna, no rigoroso respeito dos deveres deontologicos, do segredo profissional e das normas legais sobre publicidade e concorrencia." (art. 89.º,n.º 1 do EOA)

Anónimo disse...

Como lamecense creio que se trata de um acto de vaidade. Estamos a falar de um boy do PS local e que infelizmente só assim tem algum protagonismo

Anónimo disse...

Já que o coitado não pode colocar outro tipo de placas....deixem-no lá encher-se de orgulho com esta de deputado...tão pequenino e tão vaidosinho....