11 outubro 2006

11 de Outubro de 2006
A crise parece atingir a própria Ordem dos Advogados.
Noticia o «Correio da Manhã» que o Bastonário vai fazer 20 programas de televisão, para falar da «Justiça na Ordem».
Trata-se, objectivamente, de um aproveitamento do cargo para se publicitar a si próprio e fazer aquilo que outros estão impedidos de fazer.
É uma pouca vergonha, uma falta de decoro inqualificável.
Ninguém conhecia Rogério Alves há uns anos. Hoje o país conhece-o não porque tenha feito o que quer que fosse de válido e consistente, mas porque aparece na televisão com frequência.
Há, porém, limites... E justificava-se que houvesse bom senso.
João Miguel Barros comenta assim a notícia incidental:
«Será a notícia é verdadeira? Não posso acreditar!!!
Já li a notícia três vezes e fui ao site do Correio da Manhã verificar o texto que é citado no Diário Digital e continuo sem acreditar no que leio!
Mas a ser verdade, é caso para dizer que o Sr. Bastonário em exercício não consegue resisitir a esse seu impulso de comentador televisivo (agora não já da teia processual da Casa Pia), a troco de tudo e de nada!
E, mais uma vez a ser verdade, o Sr. Bastonário em exercício desgasta a sua imagem (dele, Bastonário, não dele comentador Rogério Alves) e banaliza o cargo institucional que ocupa nestas funções mediática baratas, alimentadoras do ego, mas que enfraquecem a posição da Ordem ods Advogados.
Ao que isto chegou! O Bastonário da Ordem dos Advogados a dar conselhos jurídicos, através da televisão!
Mas porque é que os advogados não libertam o Sr. Bastonário das suas funções institucionais para que possa ter o tempo suficiente para o exercício das suas funções de consultor jurídico televisivo e comentador televisivo?
Acho que sim. Está mesmo na hora de se pensar numa outra estrutura que seja verdadeiramente representativa da Advocacia Portuguesa! »
Parece-me que tem razão.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que o sr. João Barros queria dizer e não tem coragam é "Acho que sim. Está mesmo na hora de se pensar numa outra estrutura que seja verdadeiramente representativa das grandes sociedades de advogados(?)lisboetas.

Anónimo disse...

Que triste blog! A começar pelo nome...
Enfim. Fui seu colega, em Coimbra, mas não me revejo nestas intervenções...
A.

Anónimo disse...

é verdade. e que nome é que propõem para este blog? "O esplendor da justiça" para condizer melhor com a realidade?

banguerang

Anónimo disse...

Dr. João Barros

Se o Bastonário se tornou conheido penso que foi por mérito próprio. Outros houve que não o conseguiram.

Quanto ao programa se servir para esclarecer os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações tanto melhor.

Perante o seu comentário apenas posso concluir que está acometido de uma forte inflamação nos cotovelos o que pode ser muito doloroso.
MFS

Anónimo disse...

Pobre Sr Dr João Miguel Barros! Se inveja matasse...
Tenha vergonha homem! Trabalhe mais e pode ser que, um dia, alguém se lembre de si pela obra que deixar. Duvido que assim seja mas, embora lhe custe, pode sempre tentar... Se o souber fazer!